| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Thraupidae |
| Cabanis, 1847 | |
| Subfamília: | Thraupinae |
| Cabanis, 1847 | |
| Espécie: | T. ornata |
O sanhaçu-de-encontro-amarelo é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
Conhecido também como sanhaço-da-serra, sanhaço-de-encontro e sanhaço-rei.
Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará = dançarino; ata = andar; e carã = em volta; e do (latim) ornata, ornare = com adorno, adornado, ornamentado, ornado. ⇒ Dançarino ornamentado.
Espécie facilmente identificável pela coloração azul-acinzentada escura e coberteiras superiores das asas amarelas, diferenciando-se bem das outras espécies de sanhaços. Em alguns indivíduos, independente do sexo e da distribuição geográfica, o amarelo das primárias estende-se por todas as rêmiges, chegando até a região uropiginal. Mede cerca de 18 cm e pesa 43 gramas.
Não possui subespécies.
Frutas pequenas e geralmente duras de árvores, arbustos e cipós. Alimenta-se também de folhas, botões e néctar, podendo caçar insetos em voo, como cupins e borboletas.
Ao se alimentar de frutos contribui para a dispersão de sementes em áreas verdes urbanas.
Os ninhos geralmente têm forma de cesto aberto bem elaborado, construído pelo casal, às vezes entre grandes bromélias. A fêmea coloca, geralmente, 2 a 3 ovos. Os filhotes deixam o ninho com 18 dias.
Habita a beira de matas e de capoeiras. No inverno, junta-se a grandes bandos mistos de espécies de outras famílias, comportamento útil na proteção contra inimigos.